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Ouvidoria Interna

OUVIDORIA INTERNA EM ÚNICA INSTÂNCIA

Possibilita que os funcionários, colaboradores, fornecedores e parceiros denunciem anonimamente a ocorrência de não conformidades, fraudes ou a existência de condutas inapropriadas e antiéticas que possam afetar a imagem, o resultado financeiro e o ambiente de trabalho na organização, bem como dos processos organizacionais relativos à governança, relacionamento com clientes, a gestão dos riscos e ao compliance.

Cria um canal de comunicação seguro e eficaz para que registrem e informem denúncias referentes a fraudes e más práticas que eventualmente estejam ocorrendo ou prestes a ocorrer, possibilitando que se iniciem e se aprofundem as investigações e, se for o caso, corrijam-se os problemas identificados.

A característica "em única instância" significa que, dentro da estrutura da organização, há um canal único de contato entre o manifestante e a empresa, para levar suas questões. Fator que beneficia a comunicação, gerando maior confiança e encorajamento para efetuar uma manifestação.
A ouvidoria interna em única instância desempenha um papel importante na promoção da transparência, da ética, do bem-estar dos funcionários e da saúde geral da empresa. Suas principais funções são:

1Receber e registrar denúncias, reclamações, sugestões  e elogios do público interno do nosso contratante.

2Realizar as tratativas garantindo a imparcialmente e a confidencialidade as questões relatadas.

3Facilitar a comunicação entre os funcionários e a administração da empresa.

4Recomendar ações corretivas e melhorias nas políticas e práticas organizacionais com base nas questões levantadas.

5Acompanhar o progresso das investigações e garantir que as manifestações sejam resolvidas de maneira justa e adequada.

6Emitir relatórios periódicos sobre as atividades da ouvidoria interna e as tendências identificadas.

Ter uma ouvidoria interna em única instância é fundamental na cultura organizacional, porque promove a confiança dos funcionários nas lideranças, ajudando a resolver problemas internos antes que se tornem mais graves ou causem um impacto negativo na empresa. Além disso, é uma medida obrigatória para setores regulamentados e para o Compliance .
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 é essencial que a ouvidoria interna opere com DISTANCIAMENTO FÍSICO E EMOCIONAL, CONDIÇÕES GERADORES DE transparência, imparcialidade e confidencialidade para que os funcionários se sintam à vontade para relatar sEuS proBLEMAs sem medo de retaliaçÕES. Também é FUNDAMENTAL que a organização leve a sério as recomendações da ouvidoria, TOMANDO medidas CABÍVEIS para CONDUZIR as questões identificadas.